sábado, 31 de julho de 2010

Resenha Crítica.

Resenha Crítica.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008, p. 99-130.

  • O referente texto integra-se á Coleção Docência em Formação na Série Fundamentos e Métodos de Ensino.Abrangendo uma abordagem sobre história enquanto conhecimento especifico para o ensino, como um conteúdo integrante da cultura escolar adentra os aspectos, processos e análise das propostas curriculares e transformações no ensino de história a fim de proporcionar uma reflexão sobre o atual momento da disciplina no processo de reformulações curriculares, as mudanças do público escolar e aos impactos do mundo tecnológicos.Com intuito a uma abordagem refletiva aos conteúdos e métodos adequados para ensinar história.

A autora inicia o capitulo III mediante uma analise a história nas atuais propostas curriculares.

Com uma abordagem significativa à autora foca a importância das propostas curriculares e sua introdução, em uma ocasião necessária da história do ensino de história, cabendo uma observação com precisão e regras as recentes direções reproduzidas pelo currículo para se conhecer o modo de mudanças e como ocorre o processo natural do saber essencial para o aluno.No referencial propostas de renovações identificar, observa os ato de transmitir reinterpretar ao modo tradicional escolar em uma abordagem a antigos conteúdos e métodos.

Nos anos 70 do século passado, como foi apresentado no capitulo anterior, prevaleceram mudanças relativas aos métodos e técnicas de ensino que visavam adequar-se a determinado e reduzido conhecimento histórico, sem que essencialmente os conteúdos fossem alterados, mas apenas simplificados e resumidos. ¹

Destina-se ao aluno do ensino publico de classe sociais pobres, uma redução dos conteúdos para uma avaliação rápida com diminuição de carga horária e classes lotadas.Segundo a autora as renovações curriculares atuais.

“Há indagações sobre o significado e o alcance das mudanças de tais propostas curriculares” (BITTENCOURT, 2008, p.100).

No que tange ao significado da volta da história e geografia, na substituição aos estudos sociais, á OSPB, educação moral cívica.A reitrodução de historia e geografia proporcionou alterações nas técnicas e métodos de ensino, no que diz respeito à quantidade proveniente do mundo tecnológico informatizado, ou tem impulsionado transformações de grande alcance no conhecimento histórico escolar.

Os currículos escolares vem sendo objeto, político e social, esta extensão e necessária ser compreendida para delimitar o direcionamento da educação escolar e o conhecimento próprio de cada disciplina tende a exercer na sociedade contemporânea.

1.1.A autora aborda dimensões as renovações curriculares.

As reformulações curriculares dos anos 90 acontecem da nova representação mundial no qual surge um modelo econômico em submetendo os paises a uma idéia de criação dominante de exclusão ao mundo capitalista após mudanças do socialismo no mundo ocidental.Cabendo ao Estados Unidos, criar mecanismo para entrada de capital estrangeiro fazer empréstimos e pagar em dia os juros e dividas externa.

A sociedade o trabalho de promover o desenvolvimento instruindo com coerência do mercado, no qual institui-se uma sociedade de conhecimento individualizada e competitiva em relação ao trabalho.A autora aborda as contradições nas reformulações curriculares, tornam-se inevitáveis à ideologia dos defensores dos interesses comuns às sociedades globalizadas.Já no Brasil a autora aborda as reformulações curriculares nos processos de redemocratização da década de 80 regulariza-se ao atendes com atenção as classes populares com assuntos dirigidos para uma formação política, com fortalecimento de todos setores sociais voltada para interesses internacionais como o MEC comprometendo-se na formulação curricular no que tange os níveis escolares infantil ao ensino superior que se pressupõe atender as civilidades educacionais.

Os currículos do ensino médio e fundamental foram elaborados os PCN de pressupostos da psicologia piagetiana da aprendizagem, sendo que esta tendência piagetiana não e nova porem prevaleceu às interpretações de alguns educadores.

No tópico1. 2. autora focaliza as concepções de conteúdos escolares e de aprendizagem.

As propostas curriculares atual têm buscado concentra-se na descrição entre ensino e aprendizagem, não ficando apenas no ensino como anteriormente, os conteúdos escolares respectivos á interação dos saberes concedidos na escola assim conceber os conteúdos explícitos de cada disciplinas adquirida de qualidade, habilidade e competência que tange as ações escolares com aprendizado de linguagem da norma culta,significado de imagens de revistas,quadrinhos,propaganda e filmes.

Em história, não se entende como apreensão do conteúdo apenas a capacidade dos alunos em dominar informações e conceitos de determinado período histórico, mas também a capacidade das crianças e jovens em fazer comparações com outras épocas, usando, por exemplo, dados resultantes da habilidade de leitura de tabelas, gráficos e mapas ou de interpretação de textos.(BITTENCUORT, 2008, p.106).

A forma como estes conteúdos e apresentados indica com exatidão conhecimento escolar por debates escritos, atividades em grupo, oral ou peça teatral.A escola não e apenas local de alfabetização, no qual recebe conteúdos sistematizados, na escola aprendem-se conteúdos sociais e culturais, no qual constitui-se em sociedade.Comportam-se valores e ideários políticos no qual deve ser planejado e avaliado nos programas e planos escolares.

1.3. Adentra os métodos e novas tecnologias.

as renovações dos métodos de ensino ,organizam-se em torno de duas conjunturas básicas e fundamentais (conteúdos e métodos) os atuais métodos tem que proferir com clareza as novas tecnologias para escola identificar com as novas gerações pertencentes a mídia no qual convivem com informações de sons imagens desafiando mudanças substantivas na escolarização.A autora aborda para o surgimento da nova cultura da imagem, um novo desafio à necessidade do domínio da cultura letrada.A variedade de informações cotidiana televisão como programa, entrevistas, futebol, filme, novela, computadores e os novos suportes eletrônicos concorrem com os livros e is demais instrumentos de consumir e produzir informações escritas. Mudanças culturais áudio visual aguçando os indivíduos com novas habilidades, capacidades de compreender o mundo.A autora alerta para que o professor não seja ingênuo a esta nova cultura e tomar como um desafio, porém adverte para criação de pessoas alienadas, no qual corresponde a vida moderna abrangendo o uso do computador para não ser uma forma de exclusão social.

Seguidamente no tópico 2. autora aborda as propostas curriculares de história: características gerais.

A partir do fim da década de 80 do século XX criaram-se varias propostas curriculares de história para o ensino fundamental e médio, as quais circulam pelos estados e municípios alem dos PCN, que são resultado da incorporação de parte dessa produção.Tais propostas têm em comum algumas características, a saber: ²

Nas formulações técnicas dos textos sofreram alterações no conhecimento histórico sobre os demais tópicos das disciplinas, com preocupação em diluir formas de resistência os documentos oficiais, maior autonomia no trabalho pedagógico, tendo o aluno como um sujeito ativo no processo de aprendizagem e aceitação que o aluno tem conhecimento. Fundamento baseado no construtivismo introdução aos estudos históricos nas series iniciais do ensino fundamental.

2.1.Propostas curriculares para diferentes níveis.

O ensino de história nos devidos termos ordenados em algumas propostas curriculares dos estados e municípios e no PCN, esta atualmente em todos níveis de ensino com geografia a partir das series iniciais ao ensino básico estabelece um dd fundamentos essencial do conhecimento das ciências humanas. As formulações dos conteúdos disciplinares variam em diferentes aspectos nas series iniciais do ensino fundamental visam ultrapassar a histórias dos vultos nacionais, entretanto consideram Estudos Sociais como conteúdos de História e Geografia do Brasil que são trabalhados conjuntamente ou de forma alternada.

Os modos de produção ordenam as etapas e conteúdos da maior parte das propostas para as 5ª séries As mudanças mais significativas surgem com propostas que ordenam o conhecimento histórico por te, mas, sejam os originários de temas geradores, segundo os pressupostos freireanos, ou pelos eixos temáticos.Outro ponto relevante é os conteúdos programáticos escolares e a possibilidade de uma maior participação dos professores na seleção de conteúdos significativos para cada realidade escolar. Os currículos do Ensino Médio e Fundamental vêm assim se transformando e se construindo em sintonia com os conteúdos de História foram ampliados e passaram a ser avaliado quanto as necessidade de atender um público ligado a um presente intenso, voltado para idéias de mudanças constantes do novo cidadão tecnológico.

2.2.Assim sendo autora aborda sobre os objetivos do ensino de história.

“As propostas curriculares, para todos os níveis de ensino têm-se preocupado em responder a pergunta:“porque estudar história?”(BITTENCOURT, 2008, p.120).

A história tem novos paradigmas teóricos que são propostos e incorporados às produções historiográficas, respondendo assim, aos temas mais significativos da sociedade.

Um dos objetivos centrais do ensino de história na atualidade relaciona-se à sua contribuição na constituição de identidades. A identidade nacional, nessa perspectiva, é uma das identidades a ser constituída pela história escolar, mas por outro lado, enfrenta o desafio de ser entendida em suas relações com o local e o mundial (BITENCOURT, 2008, p. 121).

Portanto, a constituição das identidades está totalmente relacionada com a questão da cidadania, que é um problema essencial na atualidade brasileira. Nesse aspecto, fundamentalmente, é que se encontra nos PCN a afirmação de que a História deve contribuir para a formação dos cidadãos críticos mostrando a importância política da disciplina.

Seguidamente 2.3. Temas para o ensino de história.

As propostas curriculares alvo de resistência por parte docentes no que se refere aos estudos organizados pelos eixos temáticos, ou seja, ao ensino de História a partir de possibilidades de trabalho com a metodologia de história temática, sua importância reside na formulação de um projeto educacional com maior flexibilidade. Esses conceitos, comuns às disciplinas da área, são explicitados e acrescidos por outros que são específicos de cada disciplina. . História é sugerida, como conceitos estruturadores: história, processo histórico, historicidade dos conceitos, temporalidades históricas, Sujeitos históricos, Trabalho, Poder, Cultura, Memória, Cidadania. Estes conceitos devem ser considerados em sua relação dialética. São as pesquisas acadêmicas que se aproximam mais da história temática porque

Analisa em profundidade de forma verticalizada um tema embasando-o em referenciais

Teóricos e bibliográficos, seguindo critérios pré-estabelecidos pelos objetivos da pesquisa. Já, na cultura escolar, são mais comuns os Eixos Temáticos ou Temas Geradores, pois.

Apresentam maior flexibilidade e possibilidades de incorporação de diversos conteúdos a

Partir da seleção de um tema. Sua análise é horizontal e pode direcionar as abordagens

Interdisciplinares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário