sábado, 31 de julho de 2010

HISTÓRIA CONTEMPORÂNIA II.

HISTÓRIACONTEMPORÂNIA II.


INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico realizado por Joelma lima santos Fernandes graduanda do sexto período de história tem com objetivo análisar o texto de Jorge Luiz Ferreira; o Socialismo Soviético, no qual nos coube uma analogia com o livro de George Orwell; A Revolução dos Bichos.

George Orwell, escritor, jornalista e militante político participou da Guerra Civil Espanhola na milícia marxista e foi perseguido junto aos anarquistas e outros comunistas pelos stalinistas. Desencantado com o governo de Stalin, escreveu “A Revolução dos Bichos” em 1944. Nenhum editor aceitou publicar a sátira política, pois, na época, Stalin era aliado da Inglaterra e dos Estados Unidos. Só após o término da guerra, em 1945, é que o livro foi publicado e se tornou um sucesso editorial.

Jorge Luiz Ferreira possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e têm bolsa de produtividade em pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico. Em sua obra O Socialismo Soviético, tempo das crises, Revoluções, fascismos e guerras¸ aborda, a construção do socialismo soviético, a afirmação dos fascismos e a Segunda Guerra Mundial.


A crítica que podemos perceber ao analisar os dois textos da Revolução dos Bichos George Orwel e O Socialismo Soviético de Jorge Ferreira é que existe uma analogia entre ambas obras analisadas.

Ao usar uma metáfora (os animais) encontraremos ao longo do mesmo, situações que nos remetem ao texto de Jorge Ferreira, como o expurgo e a época de terror de 1936 a 1938, quando milhares de pessoas foram fuziladas ou mortas por perseguição do regime, como menciona Ferreira.

A partir de dados indiretos, como análise dos censos populacionais, a taxa de mortalidade média no campo, estimativas de antigos prisioneiros, entre outros, estudiosos apresenta números assustadores.O autor cita que segundo Baczko, entre 1936 e 1938, teriam sido presas de 6 milhões a 8 milhões de pessoas,das quais entre 800 mil e 1 Milhão foram executadas;em fins de 1938,8 milhões de pessoas teriam sido detidas e presas em campo de concentração;no meio rural,o número de mortos chegaria a 2 milhões. (FERREIRA, pág. 101).

No texto Revolução dos bichos tal situação se repete quando o porco Napoleão insistiu que os animais confessem seus crimes, galinhas foram degoladas, ovelhas e outros animais foram mortos por conspirarem contra o regime como pode ser notada nesta citação.

Ao fim da confissão, os cachorros estraçalharam-lhes a garganta e, com voz terrível, Napoleão perguntou se algum outro animal tinha qualquer coisa a confessar. As três galinhas que haviam liderado a tentativa de reação a respeito dos ovos aproximaram-se e declararam que Bola-de-Neve lhes aparecera em sonho, instigando-as a desobedecerem às ordens de Napoleão. Também foram degoladas. Aí veio um ganso e confessou ter escondido seis espigas de milho durante a colheita do ano anterior, comendo-as depois, à noite. Uma ovelha confessou ter urinado no açude por insistência, disse, de Bola-de-Neve - e duas outras ovelhas confessaram ter assassinado um velho bode, seguidor especialmente devotado de Napoleão, fazendo-o correr em volta de uma fogueira quando ele, coitado, estava com um ataque de asma. Foram mortas ali mesmo. E assim prosseguiu a sessão de confissões e execuções, até haver um montão de cadáveres aos pés de Napoleão e no ar um pesado cheiro do sangue, coisa que não sucedia desde a expulsão de Jones. Quando tudo acabou, os bichos sobreviventes, com exceção dos porcos e dos cachorros, retiraram-se furtivamente, trêmulos e angustiados.

Os porcos se afastam dos outros animais passaram a dormir e viver na sede da granja, abrindo um precedente eles e o restante dos animais. Utilizando propagandas e terror para manterem-se no poder.

Também o regime de Stalin utilizou-se do terror e da propaganda para mobilizar o povo russo e perpetuarem-se no poder.

Observamos claramente isso quando os porcos lançam um único mandamento, todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros. Eles queriam perpetuar-se no poder assim como Stalin.

A analogia entre os animais da fazenda após leitura concluímos como Lênin, o porco Major.

‘‘Daí a três noites faleceu o velho Major, tranqüilamente, durante o sono. Seu corpo foi enterrado no fundo do pomar. Começava o mês de março. Durante os três meses seguintes houve uma intensa atividade secreta’’.(Revolução dos Bichos).

‘‘Após a morte de Lênin sugiram duas propostas dentro do partido, defendidas de maneira mais completa...”(FERREIRA, p.83).

Principalmente quando encorajam os animais os animais da fazenda a fala “Camaradas já ouvistes por certo algo a dizer a do sonho que tive a noite passada”, fala aos animais da fazenda para unirem-se e se rebelarem contra a dominação humana e a pobreza.Principalmente devido esta citação.

Assim como a Rússia deveria levantar e lutar contra tirania.

Trotsky podemos nessa figura o porco bola de neve que foi acusado de destruir o moinho que os animais estavam construindo, que sonhava com a igualdade, ou seja, o Socialismo, quando fala com eloqüência durante uma reunião convenceu todos os animais a votarem a favor da construção do moinho de vento.

O discípulo fiel do Napoleão que é visto no texto na figura do cavalo Sansão que sempre fazia o trabalho pesado de manhã à noite puxando e empurrando sempre no lugar onde o trabalho era mais pesado que tivesse sua solução para cada problema o lema “Trabalharei mais ainda, acordando mais cedo que os outros” para realizar as suas tarefas.

No texto Socialismo Soviético com base na leitura de ambos textos encontramos com essas características o operário Stakhmov, que se tornou um modelo para o regime institucionalizar, pois poucas horas existia mais carvão que todos, tornado se um exemplo a ser seguido.

Os outros animais da fazenda seriam o povo que era manobrado pelos líderes a fazerem o trabalho pesado e vítima das perseguições do regime Stalinista.

Quitéria a égua que ao olhar pela vidraça a reunião dos porcos com humanos espanta-se e acha que sua visão está embaçada.

Na interpretação que realizamos do texto podermos dizer que esse personagem seria o autor o teria utilizado para personificar o povo russo é olhar os seus líderes afastarem-se dos ideais da revolução socialista, e passarem a viver sob um regime autoritário (totalitarismo).

Como um dos personagens principais dessa trama o Porco Napoleão com seu autoritarismo podemos ligá-lo ao ditador Stalin em vários trechos do texto entre eles podemos citar: Quando os animais já não Chamavam o mesmo de “Napoleão” referiam-se a ele “nosso líder camarada Napoleão” e os porcos gostavam de inventar para ele títulos tais como Pai de Todos os Bichos, terror da humanidade e assim por diante.

Os vizinhos que podemos identificar com o de Pelkington com a qual Napoleão fazia acordos comercias, sem a Alemanha. Hitler é o senhor Pilkington, dono da fazenda vizinha.

CONCLUSÃO

Baseando-se nas obras A Revolução dos Bichos George Orwell, O Socialismo Soviético de Jorge Ferreira concluímos que texto de Jorge Ferreira trata do surgimento do socialismo na Rússia em seus primórdios, e transformando-se ao longo do tempo em um Governo totalitário cujo governante máximo era o ditador Stalin.

O livro de George Orwell é uma crítica onde podemos dizer sarcástica do regime socialista.

Podemos encontrar várias analogias entre eles, a fazenda seria a Rússia Antiga, na qual os bichos expulsaram seu dono e passam a governar e criar um regime em que todos os animais teriam o mesmo direito. Porcos animais mais inteligentes tomam a liderança e ao poucos tomam a vantagem para si e querem manter-se no poder a todo custo. É uma crítica ao regime que não mais cumpria os anseios do povo russo a uma sociedade mais justa e igualitária.Observamos desta forma que na realidade, não é o socialismo em si, mas o totalitarismo e todos os totalitarismos que seus ataques pretendem atingir. Isso é mais evidente anda em que constitui uma condenação global de um universo maniqueísta, feito de mentiras, traições e terror.

Bibliografias.

FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: Jorge Ferreira; Daniel Aarão Reis Filho; Celeste Zenha. (Org.). O século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005, v. 2, p. 81-109.

ORWELL, George. A Revolução dos Bichos.Virtual.

H Http: //buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797121D8(Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Jorge Luiz Ferreira)ttp: //www.duplipensar.net/george-orwell/george-orwell-biografia.html ( Bibliografia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário